SARAU DA POESIA
Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, dizse que a poesia pertence ao gênero lírico. O Dia Nacional da Poesia no Brasil é comemorado em 14 de março. A data foi criada em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847. Frederico de Castro Alves(Castro Alves), o último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil. "O Poeta dos Escravos". Expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo. Castro Alves escreveu obras clássicas como “Navio negreiro” e “Espumas flutuantes”.
JUSTIFICATIVA
Poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela, poesia eleva, transporta a outros estágios, causa bemestar. Todo poema é uma lição de como viver bem. Eles nos alimentam a sensibilidade, aumentam a vontade de cantar, de dançar, de ser feliz. Com suas rimas a poesia ira proporcionar nas crianças momentos de aprendizagem e encantamento, facilitando assim a alfabetização, gosto pela leitura em geral a construção do saber.
OBJETIVOS
Estimular o desenvolvimento do potencial criativo do aluno, despertando o para o prazer da leitura, escrita e oratória.
Incentivar o interesse na criança para o uso da biblioteca e, consequentemente pela leitura, e assim irá explorar o máximo da riqueza oferecida pelos livros.
Despertar o senso crítico e estético para apreciação da poesia como arte literária.
DESENVOLVIMENTO
Todo ano o colégio Drummond promove o Sarau da Poesia que é organizado em parceria com a professoras Adriana do Nascimento(professora e português e literatura do colégio), além de contar com o fundamental e importante apoio de professoras da educação infantil e ensino fundamental I A ideia de se apresentar publicamente pode intimidar alguns alunos. Para garantir que eles se saiam bem nessa empreitada, é preciso ensaiar com a classe e conversar sobre suas atuações para que se aperfeiçoem pouco a pouco e se sintam mais à vontade com a exibição no dia do sarau e para isso, a importância dos nossas professoras, que irão trabalhar na organização do repertório que será apresentado no dia do Sarau.
![](https://static.wixstatic.com/media/1579cd_1c58a08438324472a0ecc4960409bff9~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/1579cd_1c58a08438324472a0ecc4960409bff9~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/1579cd_9236d8272dee4734bd7349eaf215fd12~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/1579cd_9236d8272dee4734bd7349eaf215fd12~mv2.jpg)